becas_thumb[1]

Colação de Grau: Você sabe qual a cor da faixa do seu curso?

Depois de dedicar alguns anos da sua vida à faculdade, os formandos são recompensados com as solenidades de formatura, entre elas, a Colação de Grau. Um momento único, especial e de muita emoção para os estudantes e também para os familiares, amigos e professores.

E, para que você não tenha dúvidas sobre a cor da faixa da sua beca, a Phormar conversou com uma especialista no assunto. “A beca é o traje oficial dos formandos na Colação de Grau, composta por um manto que cobre todo o corpo e uma faixa na cintura, que representa a cor do curso”, explica a cerimonialista da Phormar, Renata Borçato.

Porém, segundo Renata, a cor da faixa pode variar de acordo com o estado do formando. “O significado da cor está ligado com área do curso”, complementa. A classificação das cores referentes à área de conhecimento segue as normas do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq).

A cor azul corresponde à inclusão de Ciências da Saúde e Ciências Biológicas. A faixa verde é destinada às Ciências Exatas e da Terra e Ciências Biológicas. A cor vermelha é para as Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística e Artes, conforme terminologia adotada pelo Censo Educacional do Ministério da Educação e Cultura (MEC). Em Juiz de Fora, as cores adotadas para as faixas são:

Amarela/Dourada: Farmácia e Bioquímica;

Azul Celeste: Arquitetura e urbanismo;

Azul: Administração, Ciências Biológicas, Comunicação, Economia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Informática, Jornalismo, Psicologia e Publicidade e Propaganda;

Bordô: Ciências Contábeis e Odontologia;

Lilás: História, Letras e Pedagogia;

Verde: Biomedicina, Enfermagem, Educação Física, Estética, Fisioterapia, Medicina, Veterinária, Nutrição e Serviço Social;

Vermelha: Direito.

Além dos acadêmicos, as autoridades da mesa também usam a beca e o pelerine, conforme a hierarquia e representatividade. Já o capelo é colocado na cabeça na hora da Outorga de Grau.

Dica

Para que no dia você fique bem à vontade, uma sugestão é usar roupas leves e confortáveis em tons escuros assim como sapatos ou sandálias (mulher), por debaixo da vestimenta.